Notícias

Cadeirinha para carro: Como escolher a melhor opção?

Seja no período de férias, durante um feriado prolongado ou até em um bate-volta de última hora, viajar com nossa família é sempre um momento mais que especial e que cria memórias únicas, e para aproveitar ao máximo essas ocasiões é sempre importante priorizar e ter a certeza de que todos estarão muito bem protegidos – principalmente as crianças.

Para que a viagem seja tranquila do início ao fim, as cadeirinhas de segurança são as principais aliadas, mantendo o conforto e protegendo a criança de impactos durante todo o trajeto. Apesar disso, é crucial que os pais saibam qual é o modelo ideal de acordo com a idade da criança, para garantir total funcionalidade e segurança durante a viagem e evitar qualquer problema. Veja abaixo quais os principais critérios para levar em conta na hora de escolher o produto para os pequenos.

Garantia de segurança
Antes de comprar o acessório, experimente-o no veículo, para ter certeza de que ele é compatível com o cinto de segurança e ficará firme no banco. Cheque se o produto tem o selo do Inmetro e se é indicado para a idade e o peso do seu filho.

Posição no carro
Lugar de criança é no banco traseiro, de preferência no assento do meio, para ficar mais protegida de possíveis colisões laterais. O pequeno só deve ficar nos lados caso o veículo não tenha cinto de segurança de três pontos no assento central.

Troca-troca
Conforme a criança cresce, é preciso trocar a cadeirinha. O ideal é investir em uma nova, mas, se for usar de segunda mão, certifique-se de que o dispositivo nunca tenha passado por acidentes, nem tenha peças quebradas ou cinto desfiado.

Menores de 1 ano
Crianças de até 1 ano e/ou 13 kg devem ser acomodadas em um dispositivo tipo bebê conforto. O equipamento precisa ser instalado com uma inclinação de 45º, no sentido contrário ao movimento do carro. Ou seja, o bebê fica de costas para os bancos dianteiros.

De 1 a 4 anos
Nessa fase, a criança passa a usar uma cadeirinha de segurança, colocada na posição vertical e virada de frente para o painel do veículo. Ela só deverá ser trocada quando o seu filho atingir 4 anos e/ou 18 kg.

De 4 a 10 anos
Para os maiores, de 18 a 36 kg, a opção indicada é o assento de elevação (“booster”), que pode ou não ter encosto. A ideia é deixar a criança numa altura que permita o posicionamento correto do cinto do carro: pelo centro do peito e sobre os quadris.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo