Notícias

Entenda a influência da cultura pop na moda com Ernesto Matalon

Para Ernesto Matalon, a cultura pop exerce um papel significativo nas tendências de moda ao longo de toda a história da indústria. Assim, desde ícones da música e do cinema até personagens de TV, a moda reflete e incorpora os elementos da cultura pop. Por esse motivo, neste artigo, iremos conhecer e entender a influência que essa cultura exerce sobre as tendências de moda. Continue a leitura a seguir para saber mais. 

O que é a cultura pop? 

De acordo com Ernesto Matalon, a cultura pop ou cultura popular diz respeito ao conjunto de ideias, práticas, imagens, objetos e fenômenos que estão presentes na sociedade predominante, sendo muito aceita por um determinado momento. Para muitos, esse tipo de cultura está associada ao entretenimento, mídia de massa e consumo em larga escala. No entanto, a cultura pop não se restringe apenas à cultura de massa, conforme veremos mais adiante. 

Além disso, como já mencionado, a chamada cultura pop abrange uma série de elementos, como músicas, filmes, programas de TV, livros, quadrinhos, moda, celebridades, jogos, memes e muito mais. Por esse motivo, como evidencia Ernesto Matalon, ela desempenha um papel muito importante nas tendências de moda, uma vez que a expressão dessa cultura reflete os gostos, interesses e valores compartilhados por uma grande parte da sociedade em determinado momento. 

Desse modo, conforme explica Ernesto Matalon, é muito importante pensarmos que a cultura pop não diz respeito apenas ao entretenimento de massa, mas também compreende um papel essencial na formação de identidade cultural e expressão individual, influenciando significativamente o mundo da moda da forma como conhecemos, abrangendo outros aspectos, como linguagem, estilos de vida e como nos comunicamos e nos relacionamos em sociedade. 

A influência da cultura pop na moda 

Primeiramente, é impossível falar em influência da cultura pop na moda, sem pensar em grandes celebridades que se tornaram ícones de estilo, influenciando diretamente a forma como as pessoas se vestem. Como considera Ernesto Matalon, um grande exemplo disso, é o visual de cantores como David Bowie nos anos 70 ou Madonna nos anos 80 que influenciaram por bastante tempo o mundo da moda. 

Hoje em dia, outros artistas como Rihanna e Billie Eilish exercem uma importante influência nesse setor, ditando tendências em roupas, estilo de cabelos, acessórios e outros elementos que compõem a expressão individual dessas artistas. Esses elementos acabam sendo reconhecidos como itens representativos da cultura pop, influenciando pessoas em todos os lugares do mundo, incluindo o Brasil, como relembra Ernesto Matalon. 

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon

Colaborações entre moda e cultura pop 

Esse universo de moda e cultura pop é marcado por muitas colaborações. Conforme destaca Ernesto Matalon, muitas marcas de moda procuram figuras do mundo pop para criar coleções exclusivas por meio de parcerias com estilistas que trabalham diretamente com os artistas ou em lançamento de linhas de roupas inspiradas em personagens de filmes e séries. 

Essas colaborações, demonstram que os filmes e programas de TV ainda exercem uma grande influência na moda, servindo como referências para a criação de tendências e estilos do momento. Assim, figurinos de filmes, como “O Grande Gatsby” e o “Blade Runner”, inspiram designers e influenciam as nossas escolhas como consumidores e demonstram a abrangência da cultura pop. 

Cultura pop e as redes sociais 

As redes sociais estão recheadas de tendências virais intimamente ligadas à cultura pop, ou seja, é muito comum que roupas usadas por celebridades em eventos importantes ou looks compartilhados por influenciadores digitais se tornem virais, impactando imediatamente as escolhas de milhões de pessoas. Entretanto, como elucida Ernesto Matalon, isso levanta algumas questões, como o consumismo desenfreado que tem trazido consequências avassaladoras para a vida das pessoas. 

Por esse motivo, conforme ressalta Ernesto Matalon, é preciso pensar como a cultura pop influencia a vida das pessoas, especialmente os jovens, que estão mais propensos a serem bombardeados e influenciados com tendências de modas de seus artistas favoritos. Isso significa que também precisamos refletir sobre o lugar social que esses artistas pop muitas vezes ocupam, e acabam influenciando tendências de moda inalcançáveis para a grande maioria da população. 

A moda é expressão cultural 

Podemos observar, também, que a moda muitas vezes é utilizada como uma forma de expressão cultural, onde designers e consumidores frequentemente incorporam elementos da cultura pop em suas roupas com o intuito de expressar identidade, paixões e conexão, exercendo uma influência direta na cultura pop, ditando o comportamento e o pensamento de diversas pessoas. 

Por fim, a influência da cultura pop na moda é uma via de mão dupla, uma vez que a moda reflete e redefine constantemente a cultura popular. Logo, como alude Ernesto Matalon, essa junção e relação entre a arte, entretenimento e estilo cria um cenário bastante dinâmico e essencial para a indústria da moda, impulsionando o crescimento do setor e o desenvolvimento de tendências.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo